Quem sou eu

Minha foto
Sou pedagoga, com especialização em psicopedagógia. Gosto muito de desvendar o universo infantil. Espero que este espaço seja de muita reflexão e aprendizado.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Unidade 4 - Atividade 1


Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias.


Quando se pensa em tecnologias, vem logo a palavra mudança, onde acontece de forma acelerada e dinâmica. Essas mudanças estão inseridas na sociedade e os nossos alunos estão se apropriando cada vez mais rápido desse novo conhecimento. A escola ainda está aquém dessas mudanças, o sistema educacional ainda não incorporou essas mudanças em seu currículo, há ainda, educadores que não se apropriaram dos mecanismos tecnológicos mais simples, como exemplo o manuseio de um computador.
Sem dúvida as novas tecnologias podem ser aliadas do processo educacional, há conteúdos que não poderiam ser ensinadas sem o seu uso, como exemplo, a explicação de um conteúdo de biologia em que o aluno poderá observar a divisão de uma célula e muito mais, a forma de ensinar irá mudar, o aluno estará interagindo com o seu aprendizado, potencializando o seu conhecimento.
Mas, devem-se tomar alguns cuidados, essas tecnologias devem estar a serviço do conteúdo, não deve ser utilizada apenas para uma aula mais divertida, ou utilizar um filme apenas para tapear uma aula que não foi bem planejada. Portanto cabe ao educador estar buscando metodologias que utilizem o computador e outros recursos como ferramenta pedagógica que auxilia no processo de construção do conhecimento, neste momento, o computador é um meio e não um fim, devendo ser usado considerando o desenvolvimento do currículo.
Nesse sentido, o computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas, mas o professor ainda é um mediador, daí a importância de se quebrar a barreira existente entre a escola e esse mundo tecnológico que está tomando de conta da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário