Quem sou eu

Minha foto
Sou pedagoga, com especialização em psicopedagógia. Gosto muito de desvendar o universo infantil. Espero que este espaço seja de muita reflexão e aprendizado.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Currículo e tecnologia

Na educação o currículo tem um sentido amplo, já que envolve toda a comunidade educativa, a família e também as experiências escolares, são a totalidade de experiências de aprendizagens vivenciadas pelos alunos, as matérias, as metodologias.
Diante disso a sociedade atual se depara com várias mudanças, de conceitos, de valores e também podemos citar as mudanças tecnologias, que não podemos pensá-las separadas do currículo. Segundo Paulo Freire, Há necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo e empregarmos tosos os recursos disponíveis para dar o grande salto que a nossa sociedade está a exigir. Portanto, não a como ignorar todas essas transformações, onde a escola precisa se redescobrir. Os recursos tecnológicos, as hipermídias, trazem mudanças na forma de ensinar e de aprender, na utilização de muitos recursos, onde os alunos aprendem de uma forma dinâmica, interagindo com o meio em que vive, o professor deixa de ser um transmissor do conhecimento passando a ser um mediador.
Diante de tantas mudanças, o aluno deve aprender de forma crítica, que aprenda- fazendo. Sendo assim, o desenvolvimento de projetos no âmbito do currículo permite que o aluno possa investigar, produzir e refletir, construindo seu conhecimento. Mas para que isso venha acontecer o professor deve fazer a mediação pedagógica, sendo também investigativo e flexível, possibilitando mudanças na forma de ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário