Quem sou eu

Minha foto
Sou pedagoga, com especialização em psicopedagógia. Gosto muito de desvendar o universo infantil. Espero que este espaço seja de muita reflexão e aprendizado.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Quem sou como professor e aprendiz

Sabe-se que na sociedade contemporânea a escola não é mais o único ambiente de aprendizagem, estamos inseridos em um novo cenário mundial, fazemos parte da sociedade do conhecimento. Portanto ser professor nos dias atuais, não é tarefa das mais fáceis.
Temos que lidar com os novos saberes, com a condição social de hoje, com a tecnologia e principalmente estarmos preparados a desenvolver novas competências cognitivas para ensinar e aprender. Como professor, creio que, já devemos ter a convicção de que precisamos estar em constante aprendizado, à formação continuada deve ser constante.
Diante de tantas mudanças, a forma de aprender do aluno mudou, portanto precisamos mudar a nossa forma de ensinar, incorporando as novas descobertas tecnológicas ao conteúdo e na forma de transmiti-las aos nossos alunos. Sem dúvida, todas essas mudanças, geram inseguranças, a relação da escola com tudo o que é novo, ainda é bastante conflituosa, portanto exige um novo perfil de educador.
Na minha prática tenho a convicção de que preciso ter este novo perfil de educador, portanto, busco ser organizada, criativa, curiosa e estar disposta a buscar as mudanças, compreendendo e interagindo com os meus conhecimentos já adquiridos.
Mais que ser mediadora do conhecimento eu tenho que ser “um aprendiz”, principalmente na função que atuo que é na coordenação pedagógica, que passa para o sentido mais amplo, onde tenho que pensar nos professores e nos alunos, como está acontecendo esta troca de conhecimento, dentro do ambiente “sala de aula”. Todas estas mudanças causam receio e insegurança, mas como profissional da educação estou aberta a aquisição de novos conhecimentos para aperfeiçoar ainda mais a minha “práxis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário