HIPERTEXTO
Podemos considerar que os hipertextos sempre existiram, através da linguagem da escrita formal, os textos manuscritos podem trazer citações, referências, notas de roda pé, que permite ao leitor buscar outras fontes de pesquisa que possam auxiliar no entendimento do texto lido.
Mas, com as mudanças tecnológicas, entende-se por hipertexto um texto eletrônico, onde se configura uma nova forma de escrita e consequentemente de leitura. Segundo o dicionário Aurélio, ele descreve hipertexto, como sendo um conjunto de blocos mais ou menos autônomos de textos apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual associam-se entre si diversos elementos, como: palavras, imagens, sons vídeos e outros.
Este tipo de texto permite que o leitor possa intervir diretamente entre eles, escolhendo seu próprio percurso de leitura, sem seguir uma sequência predeterminada. E ao utilizar esta ferramenta podemos perceber que realmente o hipertexto é uma nova forma de escrita e de leitura como foi citado acima. A leitura torna mais dinâmica e prazerosa, onde, nos permite contextualizar-la conforme vão surgindo as dúvidas, onde os vídeos, imagens e sons e muitos outros vão surgindo através de cada link clicado pelo leitor.
domingo, 30 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Colega,
ResponderExcluirÈ bastante interessante a consideração que você faz do hipertexto, afirmando que ele praticamente já existia através da linguagem da escrita formal, dos textos manuscritos que trazem citações, referências, notas de roda pé, que permite ao leitor buscar outras fontes de pesquisa que possam auxiliar no entendimento do texto lido. Foi fantástica.Parabéns!!!
Colega,
ResponderExcluirRealmente a leitura torna mais dinâmica e prazeroza, onde nos permite contextualizá-la conforme vão surgindo as dúvidas. Muito bem colocado!